Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos- TDHA
- Mari Armani
- 18 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de mai.
Vamos lá entender um pouquinho o que é esse TDHA?

Caracteriza-se por ser um distúrbio neurológico crônico, com início geralmente na infância e pode persistir na vida adulta.
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), cerca 3% a 5% das crianças do mundo possuem o transtorno, sendo que 70% delas apresentam outra comorbidade (doença associada), como ansiedade.
Há diferentes graus desde leve a severo, variando a intensidade dos sintomas.
E quais os sintomas?
Inclui na sua sintomática: desatenção (ter dificuldade de manter a atenção nas tarefas ou detalhes, em escutar quando alguém fala, seguir regras, distrair-se com facilidade, ...), impulsividade (falar demais, dificuldade de esperar sua vez, interromper quando as pessoas falam...), hiperatividade (subir nas coisas, não parar, seja em ação ou pensamento, remexer ou batucar os pés ou se remexer na cadeira...)
Esses sintomas geram dificuldades em se relacionar, manter uma boa autoestima e lidar com as questões cotidianas da vida.
Na fase adulta pode gerar dificuldade de se expressar, atraso nos compromissos, falta de organização, problemas para dirigir, oscilação de humor, dificuldade de se relacionar, dificuldade de ter foco e gerir o tempo e os compromissos, uso/abuso de substâncias como álcool e outras drogas.
E o tratamento como é?
O diagnóstico é realizado geralmente por uma equipe multidisciplinar.
O TDHA tem tratamento inclui psicoterapia e se necessário, medicamentos.
Se cuidar é o caminho para ter qualidade de vida.
Para maiores informações entre em contato.



