Autismo/Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos
- Mari Armani
- 18 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de mai.

O autismo - TEA - Transtorno Espectro Autista - é uma condição neurológica complexa que afeta a comunicação, comportamento e interação social e costuma ser identificado entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. Os sintomas podem variar de leve a grave
Alguns sinais que podemos observar:
* Comportamentos repetitivos;
* Movimentos de estereotipia;
* Dificuldade de olhar no olho das pessoas;
* Mínimo interesse em se relacionar com outras pessoas;
* Ecolalia;
* Apatia;
* Choro ininterrupto;
* Pouca vontade para falar;
* Forte grau de uniformidade;
* Comportamentos ritualistas e restritos.
O diagnóstico é realizado por uma equipe multidisciplinar. A importância de um diagnóstico precoce está em orientar os pais a entenderem e lidarem com a criança e a ela receber o tratamento adequado que auxilie seu desenvolvimento.
Uma boa investigação feita por profissionais qualificados é essencial para definição de um diagnóstico, uma vez que alguns sintomas podem ser também encontrados em outros transtornos, se fazendo necessário uma avaliação meticulosa.
Os sintomas também podem variar de acordo com o grau do TEA - Transtorno Espectro Autista- podendo ser: leve, moderado e grave. O que varia desde a necessidade de uma assistência integral no dia a dia à uma boa funcionalidade diária.
Adultos que tem essa condição, mesmo que funcionais e adaptados podem, sem o diagnóstico, se sentirem inadequados e diferentes dos outros. Então mesmo que tardiamente o tratamento profissional adequado pode auxiliar a se conhecer e ter melhor qualidade de vida.
Caso se identifique com muitos desses sintomas, agende uma sessão para conversarmos.



